Sem as estratégias certas, você não vai tornar-se fluente

Você às vezes desanima com o aprendizado? De vez em quando tem dificuldade em dar continuidade aos seus estudos? Você nem sempre tem a perseverança para se entregar de corpo e alma para aprender… Ou mesmo para dar aquele empurrãozinho diário e não parar, mesmo diante das dificuldades?

Em uma palavra: Você, às vezes, está refém da procrastinação com os seus estudos?

Se você respondeu que sim a uma (ou várias) dessas perguntas, não se preocupe… Isso só quer dizer uma coisa: Você é um ser humano (e isso não é motivo de preocupação!).

Todos nós sentimos aquela preguiça de vez em quando… E quase todo mundo tem dificuldades em se manter motivado *sempre*.

Todos nós temos a tendência de querer o resultado rapidamente… E quando isto não acontece de dia pra noite, é fácil ficar desanimado e perder a consistência diária.

A má notícia é que a consistência nos estudos é absolutamente ESSENCIAL para atingir a fluência numa língua estrangeira.

A boa notícia, porém, é que tem técnicas para vencer aquela inércia… Para combater a procrastinação e manter a motivação necessária.

Você sabe… Sempre que a gente quer aprender qualquer nova habilidade, o aprendizado terá dois elementos:

(1) Tem as técnicas de aprendizado… os truques que ajudam com a memória, os exercícios para melhorar a pronúncia, e assim por diante.

Essa parte é chamada de “jogo exterior”… em inglês, the “Outer Game”. E a grande maioria das pessoas focam quase apenas nesses elementos, pois no final das contas, é o jeito mais óbvio de começar.

(2) No entanto, o outro lado da moeda, o “jogo interior” (Inner Game) é mais importante ainda.

O jogo interior tem a ver com a psicologia do aprendizado, com as suas atitudes mentais, com a sua confiança, com a motivação e todas as outras estratégias mentais.

E o jogo interior é o *verdadeiro* fundamento de qualquer habilidade.

Imagine dois tenistas, por exemplo (pois a ideia do jogo interior originalmente provém do mundo do tênis).

Vamos supor que um dos dois jogadores tem uma técnica superior, mas ele não acredita em si mesmo, ele não está motivado para o jogo e ele não consegue se concentrar.

O outro jogador, porém, tem apenas uma técnica medíocre… Mas ele está jogando com foco, bem descansado e cheio de energia.

O que você acha, quem vai ganhar o jogo? Eu aposto a minha grana no cara que com o jogo interior mais forte!

Eu vou escrever mais sobre a psicologia do aprendizado em artigos futuros… Mas por enquanto, já vou te dar uma das técnicas MAIS importantes para melhorar o seu “jogo interior”.

O segredo da motivação é saber POR QUE você quer alguma coisa.

Essa frase é importantíssima… O por que dos seus estudos é o motor que vai te empurrar quando você se sente desanimado ou frustrado.

Qual é o verdadeiro motivo por que você está estudando uma língua estrangeira? Como é que esse idioma vai melhorar a sua vida, e como você vai se sentir uma vez que você tenha atingido este objetivo?

Forme uma imagem mental muito clara dessa meta … Torne-a tão real que você chega a sentir a emoção como se você já tivesse conseguido.

E faça isso todos os dias antes de iniciar os seus estudos.

Deixe um comentário abaixo – Qual é a sua motivação? Qual é o seu MOTIVO… Por que você quer se tornar fluente numa língua estrangeira?

Compartilhe a sua inspiração com os outros… Eu também estou curioso para ler o seu comentário!
Até breve e um grande abraço,

~ Frank Florida ~

frank-floridaFrank Florida é professor de idiomas desde 1994 e fala oito línguas. Viajando o mundo por 12 anos, ele visitou umas 300 cidades em mais de 50 países. Ele se graduou da High School nos EUA, se formou em didática na Austrália e é criador do site formulafluente.com.

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais