Macmillan no PNLD-2012

A editora Macmillan teve três séries de livros de idiomas para o ensino médio aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) para 2012 e hoje vou comentar sobre as duas séries Globetrekker e Prime, de língua inglesa.

A coleção Globetrekker se baseia em três aspectos do desenvolvimento do jovem estudante: o acadêmico, o profissional e o pessoal. O desenvolvimento acadêmico se dá com o trabalho sistemático de estratégias de leitura que pretende abrir as portas para as universidades e cursos profissionalizantes, para que o aluno também enfrente o ENEM, vestibulares e concursos públicos.

O Globetrekker também trabalha o desenvolvimento profissional com reflexões sobre o mercado de trabalho, discussões sobre a escolha profissional e traz exemplos e interações com diferentes profissionais. Os livros têm, na seção de anexos, leituras sobre áreas promissoras nas quais construir uma carreira, lista de falsos cognatos, verbos irregulares, phrasal verbs, linking words e vários textos usados em vestibular.

A coleção também não deixa de lado o desenvolvimento pessoal que leva o aluno a refletir para ser um cidadão consciente, ter automestima e construir uma autoimagem realista. Também mostra as mudanças pelas quais ele está passando, como isso pode afetar seu meio e sua família e explora o conhecimento de mundo com textos e atividades com cunho variado, trabalhando desde a cultura erudita, a música, a literatura, o cinema e até movimentos culturais modernos, como o hip hop.

A coleção Prime é dividida em várias seções bem estruturadas através do livro e começa com a Abertura, que é tratada na forma de scrapbook e funciona como um “resumo visual” do tema da unidade. Logo, vem a seção Have your say… que aciona o conhecimento prévio do aluno sobre o tema que vai ser desenvolvido, assim dando-lhes a oportunidade de expressar suas opiniões a respeito do mesmo.

A seção Reading beyond the words desafia o aluno a interpretar textos de maneira crítica, visando compreender as inter-relações evidenciadas pelas pistas textuais e pelas inferências que vai construir ao longo da leitura do texto. Depois, encontramos a parte de Genre analysis, que é uma síntese das características básicas dos gêneros escritos e orais trabalhados nas unidades.

A gramática é tratada a partir de atividades contextualizadas pelo gênero e assunto do texto de leitura na seção Grammar e em In Other Words encontramos explicações, em língua portuguesa, dos aspectos gramaticais relacionados aos gêneros textuais das unidades. Para finalizar a parte gramatical, a seção Practice makes perfect traz exercícios estruturais do tema da unidade e também revisão de temas anteriores.

A audição é trabalhada na seção The way it sounds, com situações autênticas de interações em inglês. O aluno também é convidado a produzir textos em inglês de forma produtiva e crítica na seção Put it in writing e trabalha a parte oral na seção TalkActive em simulações de gêneros orais formais e informais.

Todos os livros das coleções Globetrekker e Prime vêm com CD de áudio. Conheça mais sobre elas no site da Macmillan Brasil clicando aqui.

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais