O Que É O “Inglês McDonalds”?

Já baixou seu e-book “Fluente para Sempre” com dicas NINJA pra dar uma turbinada no seu inglês ainda hoje? Clique abaixo e bons estudos!

Hello there! Faz um tempo que eu não passo por aqui e hoje eu quero falar sobre um fenômeno que me preocupa muito: o tal do “Inglês McDonalds” (tá, eu acho que inventei esse nome…)

Tenho visto muitas promessas de “inglês em 18 meses”, “inglês em 8 semanas”, “inglês fluente dormindo”, esse tipo de coisa. É bem provável que quem venda isso não tenha base pedagógica alguma e ache que decorando algumas frases se torna fluente.

Vi recentemente num grupo no Facebook a seguinte pergunta: Como posso ir do básico ao intermediário em uma semana?

É claro que (folgo em saber) a maioria das respostas foi bem incisiva e o pessoal todo concordou que isso é impossível. Mas o que leva alguém a crer que possamos encurtar essa curva de aprendizado de maneira tão rápida?

Cheguei à conclusão de que vivemos numa era onde a informação é fácil e acessível. Podemos aprender (quase) tudo na Internet, sejam cursos de idiomas ou aprender a fazer receitas fitness (experiência própria). Porém, temos também a information overload, uma sobrecarga de informações que impossibilitam os menos avisados e os menos preparados de saber como agir.

Existe muita coisa grátis online, porém o estudante de inglês não sabe como organizar isso e cresce (ai, esses millenials) com a ideia de que tudo vai vir super rápido. Quer uma pizza? Chega em 15 minutos. Quer um taxi? Não precisa agendar, acesse o aplicativo e em breve estará por aqui.

Está nos faltando revisitar o conceito de “processo”. Tudo leva um tempo e tudo tem um processo. Não posso querer ter experiência em nada sem ter a tal da “experiência” em si. E isso vem com o passar do tempo, não consigo inserir um pen drive no meu cérebro e baixar todas as informações. Mesmo se isso fosse possível, como essa informação se organizaria no nosso cérebro?

Lembra quando você começou a aprender inglês e foi errando, o professor for corrigindo, você foi errando de novo até que tudo começou a fazer sentido? A sua “ficha” começou a cair? Quanto tempo levou isso?

Peguemos um exemplo bem notório: a Beyoncé!

Captura de tela 2016-06-20 10.42.51

Ah, a Beyoné canta lindamente, dança como ninguém, monta tournês com shows nababescos e nos oferece sua arte como ninguém. Agora, quanto tempo será que a Beyoncé passa por dia fazendo exercícios vocais? Quanto tempo ela passa fazendo exercícios físicos para aguentar um show de 2 horas que exige dela um preparo físico intenso? Quanto tempo ela ainda passa com a filha e o marido?

Agora eu pergunto:

– Quanto tempo você lê em inglês por dia?
– Quanto tempo você treina seu listening de maneira eficaz?
– Quanto tempo você faz exercícios de repetição para melhorar sua fala?
– Quanto tempo você deixa de perder nas redes sociais para estudar inglês?

– Você ainda acha que consegue ficar fluente em 8 semanas?
– Você ainda acha que “dando uma olhada” por dia no seu livro de inglês vai te fazer reter o vocabulário que foi apresentado?
– Você ainda acha que assistir séries e filmes dublados vai te ajudar em alguma coisa?

Lembre-se bem de uma coisa: se você não sentar a bunda na cadeira e estudar de maneira séria, você NUNCA vai ser fluente e vai ficar patinando para sempre. Se você não tomar as rédeas do seu aprendizado, não existe curso nem método que vão fazer isso por você.

Este foi um recado bem sincero do professor Adir. Tenha uma ótima e produtiva semana!

 

Captura de tela 2016-06-20 10.39.02

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais