Dicas para Gestão de Tempo

Ontem tive uma conversa com um amigo sobre gestão de tempo para que nosso trabalho renda e não passemos o dia nos perguntando: Where did my time go? Por essa razão pesquisei algumas dicas sobre gestão de tempo no trabalho, time management at work, e vou compartilha-las com você, meu leitor, hoje.

1. Organização

Se você vai precisar de materiais para trabalhar, sejam eles canetas, pastas, papeis, dicionarios, livros de referência, etc., deixe-os sempre à mão. Cada um tem uma ideia do que é a organização então aloque alguns minutos por dia para separar o que você precisa. Lembre-se também de colocar tudo em seu lugar quando terminar, igual sua mãe pedia para você fazer com seus brinquedos, lembra?

2. Listas

Só fazer listas não funciona muito, pelo menos comigo. Eu sempre priorizo minhas atividades de A a E (como aprendi no livro Eat that Frog), A sendo a mais importante e crucial e E sendo a dispensável (tipo ir cortar o cabelo). Atribua também uma quantidade de tempo para cada atividade para controlar seu tempo. Faça isso incluse com o intervalo do cafezinho.

3. Agenda

Use sua agenda a seu favor e não adianta só anotar o que tem que fazer, é importante rever as tarefas. Eu sempre checo minha agenda todas as noites (madrugadas?) antes de dormir e já planejo o dia seguinte na minha cabeça.

4. Ritmo Natural

Eu sou o que chamam de night own, gosto de trabalhar à noite, de madrugada, quando está silêncio. Muitas pessoas têm seu horário mais produtivo de manhã, ou à tarde, então faça uso desse período para completar as tarefas mais importantes e deixe as menos importantes para o período onde seu nível de energia está menor.

5. Distrações

Minha lista de amigos no MSN messenger tem basicamente amigos e quando tenho um trabalho que me exige concentração eu simplesmente nem me conecto, nem mesmo ficando invisível. Deixar a página do Facebook aberta também não ajuda pois a tentação de ver o que está acontecendo é grande (pelo menos para mim!).

6. Tempo para cada tarefa

Sempre que vou fazer uma tradução ou escrever algo reservo blocos de 45 minutos e vou sem parar. Sei que essa quantidade de tempo é suficiente para eu produzir e não me cansar. Cada um tem seu ritmo e o importante é alocar o tempo para cada tarefa.

Bom, não sou perito em gestão de tempo e essas foram minhas dicas sobre como eu faço para produzir mais e perder menos tempo.

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