adirferreiraidiomas@gmail.com

Como Usar as Legendas para Aprender Inglês

captura-de-tela-2016-12-22-08-16-38

Já pegou seu e-book “Fluente para Sempre” com dicas *ninja* para turbinar seu inglês? Clique aqui!

Hello there!

Hoje em dia temos muitos recursos para assistir vídeos (séries, filmes, documentários, Youtube) com a legenda em vários idiomas. Mas o que muita gente não sabe é como usar essas legendas para tornar seu aprendizado muito mais produtivo.

Fiz um guia passo-a-passo pra te ajudar quando você for estudar com vídeos. Check it out!

1. Pegue seu material: caneta, caderno e um dicionário. Você também pode usar um editor de texto no computador ou celular.
2. Escolha uma cena, de não mais do que 5 minutos.
3. Assista a cena em inglês, sem legendas. Tente anotar as palavras que você entendeu.
4. Assista a cena em inglês, sem legendas, novamente. Escreva um pequeno parágrafo (em inglês ou português) sobre o que está acontecendo.
5. Agora assista a cena com as legendas em português. Compare o roteiro da cena com as palavras que você anotou e o parágrafo que você escreveu.
6. Assista a cena em inglês, sem legendas, uma terceira vez. Tente anotar mais palavras ou expressões na sua lista.
7. Agora assista a cena com as legendas em inglês sem usar o botão de Pause. Tente anotar mais palavras e expressões na sua lista.
8. Assista a cena com as legendas em inglês mais uma vez e vá parando para anotar palavras e expressões novas.
9. Agora que você já assistiu a cena 6 vezes em inglês, tente descobrir pelo contexto, a definição das palavras novas que você anotou.
10. Finalmente, use seu dicionário (monolíngue se você for aluno intermediário a avançado ou bilíngüe se você for iniciante) para checar o significado. Lembre-se de sempre anotar as palavras e expressões com as frases, para não ficarem descontextualizadas. Você verá que com tempo e prática, o uso do dicionário diminuirá e você poderá deduzir o significado das palavras/expressões com mais facilidade.

DICAS PLUS!

Como você está assistindo um filme ou seriado para aprendizagem, lembre-se de controlar a ansiedade e assistir uma cena de cada vez. Repetir a cena ajudará a focar mais no vocabulário e pronúncia e você entenderá mais o que está sendo dito.

Trabalhe com sessões curtas, de 5 minutos no máximo. Trabalhar com sessões mais longas é exaustivo e você perderá o entusiasmo. Lembre-se de que você está aprendendo inglês, então não há necessidade nem expectativa de que você entenda tudo o que está sendo dito. Muitas vezes os roteiros trazem referências culturais que são de difícil adaptação para nós.

Seja paciente, pois “no pain, no gain”.

Hoje eu fico por aqui! See you next time!

Veja também

O Que Significa “Last-Ditch Effort”
07 Canais do Youtube para Aprender Inglês
Como é o “Guia de Pronúncia Completo” por Dentro

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais