Como Dar Gorjeta nos Estados Unidos

tipping in the US

Ontem estava conversando com uma amiga, a Raquel, que acabou de chegar dos EUA. Perguntei como foi e ela foi dizendo: “Nossa, eles querem gorjeta pra tudo!”

Um grande erro do turista (não somente o brasileiro) é o fato de não respeitar os costumes locais e dar a gorjeta funciona assim:

No restaurante: se você gostou do serviço, a gorjeta varia entre 15% e 20% (sem choradeira, viu, porque os garçons ganham muito mal e a gorjeta ajuda no salário). Uma dica: se você estiver num grupo grande de pessoas (turistas) o restaurante já pode colocar a gorjeta automaticamente na conta e isso vem discriminado como “Tip included”. Outra palavra para a gorjeta é “gratuity”.

No táxi hoje em dia você pode escolher entre 15% até 50% – se você for passar cartão no banco de trás dá pra você fazer isso sozinho. Se for por aplicativo, é mais fácil ainda!

Uma vez eu me recusei a pagar a gorjeta de um taxista em San Francisco, pois ele correu muito e foi extremamente mal educado. Saiu cantando pneu, mas paciência…

No hotel a gente geralmente dá gorjeta para o carregador de malas, geralmente entre 5 e 10 dólares (e eles esperam por isso!)

Como sou deficiente físico, no aeroporto preciso de bastante auxilio então já deixo separado a gorjeta pro pessoal que me leva de um lado pro outro (entre 5 e 10 dólares também).

Vou te dar alguns exemplos de gorjeta:

Se você gastou 10 dólares a gorjeta vai ser entre 1.5 e 2 dólares.
Se gastou 30 a gorjeta vai ser entre 4.5 e 6 dólares.

Essas dicas valem para todos os EUA, ok?

Veja abaixo uma tabela mais geral sobre as gorjetas.

US-tipping-chart

Gotta go now! Have a great weekend!

Adir Ferreira

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais