Como aumentar seu vocabulário em inglês

Hoje o post vai ser sobre um dos grandes problemas em falar um idioma fluentemente: a falta de vocabulário.

Vou contar a minha história e talvez você se beneficie da minha experiência. Vou resumir uma técnica infalível para adquirir vocabulário: ler! Isso mesmo, a leitura me fez dar um quantum leap (um grande salto) na minha aquisição de vocabulário.

Em meados dos anos 90 comecei a lecionar numa escola que é super conceitura aqui em Bebedouro/SP e lá fiquei por seis anos. Além de uma grande variedade de materiais, a escola tinha também vários pocket books importados. Sabe aqueles livros baratinhos impressos em papel que parece de jornal?

Então, comecei a pegar emprestado alguns livros para ler em casa, especialmente dos autores Stephen King e John Grisham, pois gostava muito de terror e histórias que se passavam em tribunais, etc. No início me desesperou ver tantas palavras novas e foi realmente um exercício de paciência ler cada capítulo e fazer uma listinha do vocabulário novo. Por exemplo, se eu levaria um mês para ler o livro, lendo um pouco cada noite, fazendo assim eu demorava três vezes mais para terminar o livro.

Mas sabe qual foi a coisa boa? Essas palavras novas começaram a ficar “velhas” pois elas eram recorrentes no livro e eu fui internalizando seu significado pelo contexto e a cada capítulo eram menos palavras que eu tinha que anotar. Algo interessante também é que algumas palavras ficam escondidas e quando você as aprende, elas começam a aparecer em tudo quanto é canto.

O quesito principal é ter paciência e revisar as palavras de tempo em tempo, pois naturalmente vamos esquecendo. Bom, esta é a dica de hoje e espero que, mesmo se você não gostar muito de ler, use este ótimo recurso pois a leitura não traz somente o vocabulário, e também uso das palavras, gramática, collocations, etc.

See you guys tomorrow!

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais