Como lidar com a ansiedade ao falar inglês

Hello, there!

Esses dias estive pensando na ansiedade que muitas pessoas têm, inclusive eu, ao falar inglês. Tal ansiedade pode acontecer quando vamos fazer uma apresentação no trabalho, ou ir a uma festa onde temos que conversar com pessoas que não conhecemos. E quando isso acontece em inglês, triplique a ansiedade!

Sabe na sala de aula quando o professor te faz uma pergunta, você sabe a resposta certinha, mas dá aquele pânico, seu coração acelera, e as palavras começam a sair errado, mesmo você sabendo a resposta correta? Isso acontece com TODO MUNDO que está aprendendo uma língua estrangeira.

A maioria de nós tem medo de se sentir julgados, “O que será que a outra pessoa vai achar?”, e isso é extremamente comum, você não está sozinho! Eu nunca fui um aluno de nota 10 na escola – pelo menos no Ensino Médio eu era um aluno “regular”. Porém, ao estudar idiomas, fui desenvolvendo algumas técnicas que me ajudaram a ter sucesso no aprendizado e isso fez toda diferença.

Por isso que hoje vou dar algumas dicas para você se dar muito bem ao falar inglês (ou qualquer outra língua que você estiver aprendendo) com mais fluência e confiança.

1. Respire! Eu sei muito bem como é. Sofro de um caso leve de tartamudez (gagueira) e há dias em que estou mais ansioso e a coisa não sai de jeito nenhum. Primeira ordem do dia: respirar fundo.

2. Frases prontas. O quanto mais fazemos algo (corretamente), melhores ficamos. E é isso que sempre digo aos meus alunos e leitores. Temos várias frases prontas para usar, sem precisar analisá-las muito. Se as praticamos muitas e muitas vezes, elas se tornam, sim, automáticas e você nem vai precisar pensar muito.

3. Herrar é umano! Vamos falar sério, todo mundo erra, né? Cometemos erros em português relacionados a vocabulário, MUITOS de gramática, ortografia e por aí vai. Agora imagina você, meu querido leitor, que teve a coragem e atitude de aprender uma língua que é tão diferente do português, assimilar todas as regras gramaticais e como as palavras são escritas. Um dia após o outro, e você vai construindo seu vocabulário e estrutura da língua.

4. Acredite em você! Pode parecer algo vindo de um livro de auto-ajuda ou do “Segredo”, Lei da Atração, esse tipo de coisa, mas se você não acreditar que consegue, você não vai conseguir. Lembre-se: você tem que fazer sua parte estudando diariamente, se esforçando e você vai ver que um dia, BUM!, você vai começar a entender o que os English speakers falam e começar a falar também.

Espero que as dicas acima te ajudem a ser um English speaker mais confiante e mais fluente e lembre-se: nada acontece da noite para o dia, tudo tem seu tempo e as palavras-chave aqui são dedicação e persistência.

Tenha uma ótima e produtiva semana e se você gostou do post, compartilhe nas suas redes sociais.

Take care and have a good one!

Veja também

Guia de Pronúncia em Inglês Americano
Curso de Present Perfect – Teoría e Exercícios
Como Aprender Inglês – O Guia Definitivo
151 Common American Phrases

Não quer perder os próximos artigos?

Cadastre-se na newsletter e seja o primeiro a receber os artigos e de brinde você ganha o e-book “Idioms!”.






DICAS POR E-MAIL 

We respect your email privacy

Powered by AWeber Email Newsletters

Comments

comments

14 Responses to “Como lidar com a ansiedade ao falar inglês”

  • rOSANA disse:

    Muito bom Adir!
    Nós adoramos!
    Obrigada!

  • Rodrigo disse:

    Com certeza acontece com todos … ótimo trabalho. Abr!

  • Jeferson nascimento disse:

    Adir vc tocou num assunto muito importante q é o nosso emocional, ele interfere muito na nossa performance nesse sábado apresentei sobre a metrosexualidade: tendência do século 21 em inglês no meu curso e eu estava tao ansioso que não pude falar tudo q eu queria e meu pude me expressar direito minha mão tava super suada respiração ofegante e uma vontade enorme de sair correndo dali kkkk, temos que controlar nossas emoções para que elas não controlem agente como Augusto Cury diz em sua obras: emoção sem razão é igual a um barco sem vela ou um bote sem remo ao oceâno.

  • Gisele Souza disse:

    Adorei as dicas… muito importantes … e vejo sempre seus vídeos no YouTube. .. facebook sempre aprendo mais e mais com você Adir…. Parabéns você é minha inspiração. .. e tb estou fazendo curso com uma professora ótima de inglês. .. e ai td fica mais fácil e a vergonha e o medo de falar esta melhorando .

    boa tarde …

  • valdelino disse:

    I really enjoy your posts. Esperando ansioso pelos novos matérias videos e tudo mais.

  • valdelino disse:

    Please, faz uma promoção com o guia de pronuncia please, please, please!!

  • Fatima disse:

    Adir acredito e estou fazendo tudo que vc nos sugere , pois vc e exemplo vivo de um processo valioso . Obrigada estou sempre atenta a tudo wue nos possa fornecer . Sds Fátima .

  • Dear teacher Adir,
    Congratulations! I learn a lot when I read your posts. They give me motivation. Also I believe that all tips are awesome and can teach your followings for achieve fluency and proficiency in English.
    Thanks for all and God bless you!

  • Luiz Silvério disse:

    Amei o texto! Semana passada eu estava falando com um amigo online da Russia, tentando explicar o que eu assisti no Discovery Channel – não consegui, aí ele disse que eu deveria estudar mais inglês, fiquei abalado porque eu sabia que podia explicar, mas na hora não saiu. Logo a noite, enquanto lavava a louça, comecei a falar em inglês tudo o que eu havia assistido. Depois de ler o texto, fiquei mais aliviado, obrigado, Adir!

  • Vanessa Lopes Carvalho disse:

    Olá Adir, muito bom, Parabéns.
    Guardarei na minha mente essas duas Palavrinhas chave que vc disse: Dedicação e Persistência. Em tudo que almejamos e queremos fazer na vida, principalmente numa língua estrangeira, é essencial te-las bem vivas na nossa vida p podermos alcança-lo!
    Td de bom p vc!

  • Emerson Jose disse:

    Adir, sem dúvida sua inspiração e dedicação motiva qualquer pessoa e faz parecer que nada e impossível quando a gente quer. Parabéns por mais um excelente post.

    Take care, Too.

  • Blan Tavares disse:

    Excelente!! Importantíssimo post!!
    Foi direto ao ponto de muitas angústias e sofrimentos com o aprendizado de qualquer idioma. Agradecimento especial por todo seu apoio, dedicação e orientações indispensáveis. Mil abraços extensivos a todos os leitores e estudiosos.

  • Adir Ferreira disse:

    Obrigado, Blan!

    Minha missão é ajudar à maior quantidade de pessoas que eu puder alcançar com meu conhecimento, e assim também aprender também.

  • Lucy disse:

    Parabéns Adir,amo seus posts.Vc é exemplo de persistência e dedicaçã.Deus abençoe! Thaks!

250X250 (1)

Either scripts and active content are not permitted to run or Adobe Flash Player version 10.0.0 or greater is not installed.

Get Adobe Flash Player