adirferreiraidiomas@gmail.com

Como lidar com a ansiedade ao falar inglês


Hello, there!

Esses dias estive pensando na ansiedade que muitas pessoas têm, inclusive eu, ao falar inglês. Tal ansiedade pode acontecer quando vamos fazer uma apresentação no trabalho, ou ir a uma festa onde temos que conversar com pessoas que não conhecemos. E quando isso acontece em inglês, triplique a ansiedade!

Sabe na sala de aula quando o professor te faz uma pergunta, você sabe a resposta certinha, mas dá aquele pânico, seu coração acelera, e as palavras começam a sair errado, mesmo você sabendo a resposta correta? Isso acontece com TODO MUNDO que está aprendendo uma língua estrangeira.

A maioria de nós tem medo de se sentir julgados, “O que será que a outra pessoa vai achar?”, e isso é extremamente comum, você não está sozinho! Eu nunca fui um aluno de nota 10 na escola – pelo menos no Ensino Médio eu era um aluno “regular”. Porém, ao estudar idiomas, fui desenvolvendo algumas técnicas que me ajudaram a ter sucesso no aprendizado e isso fez toda diferença.

Por isso que hoje vou dar algumas dicas para você se dar muito bem ao falar inglês (ou qualquer outra língua que você estiver aprendendo) com mais fluência e confiança.

1. Respire! Eu sei muito bem como é. Sofro de um caso leve de tartamudez (gagueira) e há dias em que estou mais ansioso e a coisa não sai de jeito nenhum. Primeira ordem do dia: respirar fundo.

2. Frases prontas. O quanto mais fazemos algo (corretamente), melhores ficamos. E é isso que sempre digo aos meus alunos e leitores. Temos várias frases prontas para usar, sem precisar analisá-las muito. Se as praticamos muitas e muitas vezes, elas se tornam, sim, automáticas e você nem vai precisar pensar muito.

3. Herrar é umano! Vamos falar sério, todo mundo erra, né? Cometemos erros em português relacionados a vocabulário, MUITOS de gramática, ortografia e por aí vai. Agora imagina você, meu querido leitor, que teve a coragem e atitude de aprender uma língua que é tão diferente do português, assimilar todas as regras gramaticais e como as palavras são escritas. Um dia após o outro, e você vai construindo seu vocabulário e estrutura da língua.

4. Acredite em você! Pode parecer algo vindo de um livro de auto-ajuda ou do “Segredo”, Lei da Atração, esse tipo de coisa, mas se você não acreditar que consegue, você não vai conseguir. Lembre-se: você tem que fazer sua parte estudando diariamente, se esforçando e você vai ver que um dia, BUM!, você vai começar a entender o que os English speakers falam e começar a falar também.

Espero que as dicas acima te ajudem a ser um English speaker mais confiante e mais fluente e lembre-se: nada acontece da noite para o dia, tudo tem seu tempo e as palavras-chave aqui são dedicação e persistência.

Tenha uma ótima e produtiva semana e se você gostou do post, compartilhe nas suas redes sociais.

Take care and have a good one!

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais

Menu Title