adirferreiraidiomas@gmail.com

8 Dicas para Melhorar Sua Voz no Canto

Como já mencionei aqui, também trabalho com locutores e cantores que querem melhorar sua dicção em inglês e espanhol. Além de treiná-los na parte linguística, também dou dicas e macetes que ajudam a melhorar seu desempenho na hora de cantar.

Dica 01: Respiração. Sim, ela é a base de todo nosso sucesso ao cantar. Ainda conserva-se o mito de que “respirar fundo” é encher a caixa toráxica e levantar os ombros. Balela! Faça um exercício: coloque a mão em cima da sua barriga e inspire. Sua mão terá de mover-se para frente e a caixa toráxia e ombros deverão ficar no mesmo lugar. Sem alteração.

Dica 02: Postura. Se você estiver curvado, o ar que vem do pulmão e que passa pela garganta ficará bloqueado de alguma forma e você não terá o efeito desejado, além de prejudicar sua voz.

Dica 03: Relaxe. Se seus músculos abdominais ou faciais, garganta ou pregas vocais estiverem tensos você não terá um resultado muito interessante. Há vários exercícios de relaxamento facial para se fazer antes de cantar.

Dica 04: Alimentação. Bebidas como leite, café, chocolate e álcool são prejudiciais nos dias que você vai cantar. A água é a melhor bebida e a maçã ajuda a limpar as pregas vocais de secreções.

Dica 05: Sem dor. Se ao cantar você sentir dor, pare e veja o que está acontecendo. Talvez o tom esteja muito alto ou muito baixo, sua postura está incorreta, entre outros fatores. Muitas vezes escolhemos canções que estão fora do nosso alcance vocal e certamente tentar cantá-las prejudicará nossa voz.

Dica 06: Aquecimento. Jamais comece uma canção sem aquecimento adequado. Ele deve ser feito com seu corpo e não somente com a parte vocal. Faça um alongamento com as pernas, braços e cabeça. Se você não tiver material de áudio para fazer o aquecimento, cantarole uma canção que está no seu alcance vocal (emitindo o som pelo nariz). Durante o aquecimento não vá até notas muito altas e não cante no seu volume máximo.

Dica 07: Arranje um professor. Muitas vezes é difícil saber como está nossa voz sem ajuda de um profisisonal. Pesquise em sua cidade alguém de renome e que tenha boas referências. Lembre-se: há muitas pessoas que se entitulam professores de canto mas que só vão prejudicar sua voz com exercícios incorretos.

Dica 08: Perca a vergonha. Se você canta bem ou mal, o importante é cantar. Não deixe que ninguém te julgue, te critique, seja você mesmo pois quem importa nessa história é você!

Por hoje é só! Agora clique aqui para conhecer o curso de canto “Além da Voz” – Este eu SUPER recomendo!

RECEBA DICAS GRÁTIS

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Deixe seu Comentário

Adir Ferreira © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais

Menu Title